O TransMiCable é o meio de transporte que beneficia a mais de 700.000 habitantes de Ciudad Bolívar desde o final de dezembro do ano passado. Eles são transportados de El portal de Transmilenio el Tunal, contíguo ao CeFe el Tunal, até a estação Mirador del Paraíso, passando por outras estações intermediárias, como SuperCade Manitas. Para suspender o sistema de transporte elevado, as linhas de cabo se apoiam sobre 24 pilares, os quais terão espaços públicos a seu redor, deixando um espaço útil para a comunidade.
Além de dar viabilidade de transporte para Ciudad Bolívar, o sistema também melhorará a qualidade de vida com estes projetos complementares que habilitam o espaço ao redor dos pontos onde aterrizam as bases dos pilares, aproveitando, assim, a infraestrutura para o benefício do espaço público urbano.
Trechos do memorial da equipe de planejamento distrital: A infraestrutura do TransMiCable, construída pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e administrada por Transmilenio, é composta por vinte e quatro pilares e quatro estações: Tunal, Juan Pablo II, Manitas e Estación Mirador del Paraíso, as quais conectarão com o Portal El Tunal. No total são 163 cabines que mobilizam 3.600 passageiros por hora. Esta obra faz parte do Projeto Integral TransMiCable, conformando o primeiro anel. Nas estações estão previstas áreas de acessibilidade de passageiros, salas técnicas, armários, espaços comerciais, bicicletários e banheiros públicos.
As problemáticas de qualidade de vida e acessibilidade em Ciudad Bolívar são causadas, entre muitas outras razões, pela carência em equipamentos e espaço público, e pela condição topográfica da localidade. Com o objetivo de suprir essas carências e, aproveitando a aquisição de um edifício para a construção do TransMiCable, a administração distrital estruturou o segundo anel do Projeto Integral TransMiCable ce Ciudad Bolívar, que fornece à cidade cerca de 77.000 m2 de espaço público e 8.337 m2 em edifícios para serviços sociais. Ao redor de algumas estações e pilares, ficam conformados alguns edifícios com diferentes tamanhos (entre 150 e 2.500 m2 aproximadamente), nos quais estão sendo construídos vinte e seis equipamentos e espaços públicos.
Estas obras foram projetadas sobre os parâmetros arquitetônicos definidos pela Secretaria Distrital de Planejamento, como sistemas ambientais que permitam economia de energia em ventilação e iluminação, sistemas que garantam a segurança física das pessoas, durabilidade e qualidade de materiais, unidade visual para as fachadas e a adequação do primeiro pavimento de cada construção com espaços de encontro para o aproveitamento dos cidadãos.
De forma complementar aos projetos de equipamentos nos edifícios remanescentes do cabo, e paralelamente ao segundo anel, cria-se a estratégia social do projeto, a qual compõe o terceiro anel. As entidades implicadas nessa estratégia são Transmilenio, o Instituto de Participação Cidadã, o Instituto de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria de Mobilidade e o Instituto para a Economia Social. Além disso, as entidades que fazem parte do segundo anel realizam processos de socialização e participação cidadã.